Dinheiro certamente não trás felicidade, mas é uma ferramenta importante para te ajudar em muitos outros objetivos. Preste atenção na imagem, vou falar dela no final deste artigo.  Estamos vivendo em um sistema chamado capitalismo, onde o consumo é o grande combustível para mantê-lo. Não é a ideia aqui falar sobre se este modelo é do bem ou do mal, a verdade é que até o momento é o sistema que trouxe mais desenvolvimento a humanidade em sua curta história, portanto não adianta nesse momento tentarmos ir contra ele, devemos é aprender a jogá-lo. Pronto para ganhar esse jogo?

Nesse mundo existem basicamente dois tipos específicos de “capitalistas”: os que emprestam seu dinheiro e ganham uma remuneração em troca (poupadores) e os que utilizam dessa sobra dos poupadores para financiar o seu consumo ou investimento (tomadores).

Os poupadores são os que basicamente fazem o dinheiro trabalhar para eles, como dois bons exemplos temos os investidores em Renda Fixa / Ações e Empresários. Os investidores tem dinheiro guardado em alguma aplicação que vai lhe render juros sendo que estes irão financiar ou não o seu consumo e necessidades do dia a dia. Já os empresários utilizam também de recursos para criar ou fazer algo e depois vender isso (produto ou serviço) com lucro. São obviamente definições bem simples, mas em breve você vai entender o sentido dessa “filosofia”toda.

Tomadores são na sua maioria pessoas que precisam de empréstimos bancários ou não para financiar seu consumo e suas necessidades. É importante salientar nesse ponto que muitas pessoas pegam empréstimos não para financiar suas necessidades e sim para investir em algo que vai lhe dar lucro em um futuro, por isso para nosso entendimento estes últimos não devem ser chamados de tomadores.

Muito bem, entendendo que existem esses dois tipos de pessoas dentro do “jogo do dinheiro” chegou o momento de você responder uma questão muito importante:

Neste momento da minha vida sou um Poupador (tenho dinheiro guardado/aplicado) ou Tomador (tenho empréstimos/financiamentos em meu nome)?

Se sua resposta for sou os dois, pode acontecer e é absolutamente normal.

Se sua resposta for: não tenho empréstimos e nem dinheiro guardado, ótimo! Isso também é normal.

O que nesse momento é importante saber e aí começamos as estratégias para vencer este jogo do dinheiro é: Você precisa se transformar em um Poupador o mais rápido possível. Se você já é um Poupador, excelente! Agora precisamos definir as estratégias para fazer sua poupança lhe levar para sua independência financeira (o que é isso?) o mais rápido e com a maior segurança possível. Você é um tomador? Calma, sua vida com certeza não está perdida. Irei nos próximos artigos lhe repassar uma sequência de estratégias para primeiro você identificar para onde está indo seu dinheiro, se os empréstimos que você possui são adequados e muitas outras coisas que vão lhe ajudar em breve a se transformar em um Poupador.

Lembra daquela primeira imagem do tempo e dinheiro?  Poupadores e Tomadores prestem atenção nessa afirmação: o tempo será seu principal aliado para vencermos o jogo do dinheiro.

Este livro já começa a lhe dar noções sobre Independência Financeira (dinheiro trabalhando para você)

 

Para finalizar, saiba que o conhecimento e a persistência serão importantíssimos para você conseguir sua Independência Financeira e consequentemente ser campeão nesse jogo.  Dessa forma, para você começar a pensar e refletir sobre o assunto lhe recomendo ler um livro chamado Pai Rico, Pai Pobre. Li este livro quando  tinha 21 anos e ele mudou a minha forma de  pensar sobre dinheiro completamente. Acredito que vai fazer isso com você também.

 

Em breve, falarei muito mais sobre estratégias específicas para Tomadores e Poupadores. Você vai vencer, pode acreditar!

Até logo

 

 

Viajantes, Investidores, Apaixonados um pelo outro e pelo Balbo.

4 thoughts on “Dinheiro: Por onde eu começo?”

Deixe uma comentário