Você já pensou em quantas raças de cachorro existem pelo mundo?! Pois bem, existem muitas, cada uma com suas características e qualidades. E sabe o que é mais importante ainda?! Que tais peculiaridades devem ser levadas em consideração na escolha do seu grande amigo. Pensando nisso hoje vamos conversar sobre uma raça que ocupa um lugar muito especial em nossos corações: a Lhasa Apso. E quer saber porque?! Pois foram dois cachorros dessa raça que conquistaram nossos corações no momento em que os vimos. Mas daqui a pouco te contamos essa história….

A Origem e Características

Mas e o que dizer sobre essa raça então?! Bem, trata-se de uma raça de companhia e cão de guarda, a qual teve sua origem no Tibet. Conta-se que o cão da raça Lhasa Apso possuía a função de sentinela dos monges tibetanos. Estes preferiam esses cães para companhia por considerá-los animais sagrados.

Mas e o que mais torna esses cães tão especiais no nosso dia a dia?! Bem…. são vários os motivos:

– São cães inteligentes e fiéis. No entanto por serem muito inteligentes, tendem a ser um pouco manipuladores. Mas nada que a firmeza e persistência em seu treinamento não resolvam…. Acontece da mesma forma que na educação de uma criança.

– Quando não conhecem alguém, normalmente costumam ficar desconfiados;

– Não são cachorros que precisam de muita atividade física, apesar de ser importante por outros motivos conforme nosso último artigo “Personal Dog…”

– Tratam-se de cães com autoestima alta e por isso estão sempre bem-humorados e radiantes;

– São cães de pequeno porte e com temperamento dócil;

– Possuem um pelagem longa, a qual requer alguns cuidados;

– Estes animais são capazes de se adaptarem muito bem à residências pequenas e famílias pouco experientes com cães (com ou sem crianças);

– São higiênicos. Desde filhotes vão fazer suas necessidades no jornal e se você criar o hábito de sair pelo menos duas vezes ao dia só fará na rua mesmo;

– São loucos por uma bola ou bicho de pelúcia (brincam o dia todo se você tiver fôlego);

– Como todo cão de raça pequena costuma latir um pouco, mas nada que vá tirar o sossego do seu vizinho.

Uma outra curiosidade é que o cão da raça Lhasa Apso também é chamado de “Pequeno Cão Leão”, pois conta-se que quando ele se olha no espelho, se vê mesmo como um leão. Ou seja, o cão se vê como grande e importante.

Essa amizade entre você e seu amigo canino tende a ser bem longa… Sim, o cão da raça Lhasa Apso possui uma expectativa de vida de 12 a 15 anos, embora muitos vivam por 17, 18, ou até mesmo 20 anos.

E quer saber mais!? Aqui no Brasil, os cães dessa raça inspiraram Maurício Souza a criar o personagem Floquinho, o pet do Cebolinha. Show né?!

E sobre nossa experiência com essa raça?

Em maio de 2012 resolvemos adotar um membro dessa raça para aumentar a nossa família que acabávamos de formar (casamos em Abril/2012). Nessa época tínhamos anseio por uma raça independente pois nosso cão iria acabar ficando sozinho em nosso apartamento durante o dia. Após pesquisarmos sobre algumas raças específicas, e depois de algumas idas e vindas, definimos que iríamos adotar um Lhasa e eis que encontramos nosso bebê e seu maninho. Lindos e esperando somente por amor!!! Muito amor…

Mas esse encontro não foi um encontro qualquer…. Foi realmente muito significativo e inesperado. Quer saber como foi?! Imagine a seguinte cena: ‘”Você e seu esposo cansados de tentar encontrar o canino da sua vida e eis que ao entrarmos naquele estabelecimento lá estavam eles.  Imagina você chegar um pouco mais perto de um cercadinho lá no canto da sala e dar de cara com dois carinhas dessa raça. E aí os dois te olham, abanam o rabinho pra você e então quando você pega um deles no colo, esse te olha e lambe sua bochecha.” Imaginou?! E então já descobriu o resultado, não é mesmo?! Sim…. Amor à primeira lambida.

Balboa ainda filhote

No fim das contas, a gente adotou um deles e a irmã da Gisele adotou o outro. Nesse momento, nasceu em nossas vidas, a duplinha “Buddy e Balboa”. E dessa forma, ambos continuaram super unidos e se curtindo muito. Claro que hoje, após cinco anos dessa escolha maravilhosa, é possível perceber as diferenças de personalidades entre eles. Até pelo fato de não morarem na mesma casa, apresentam certas peculiaridades. Buddy tornou-se mais dengoso, mais carente, até um pouco mais dependente pelo fato de morar numa casa com mais dois cachorros. Acredito que encontrou seu jeito de chamar atenção e pedir carinho a sua maneira. Já Balboa apresenta-se hoje como um cachorro mais independente, com facilidade de adaptação a mudanças (nos mudamos duas vezes e ele adorou!!!), super carinhoso, que adora brincar e ficar junto de seus donos, até pelo fato de ser o único cachorro da casa.

Balbo e Buddy ainda filhotes (e o Instagram do Balbo!)

 

Hoje dois adultos com aquele olhar de serenidade pegando seu solzinho matinal (Balbo a esquerda e Buddy a direita)

Chegou a hora de você ter um Lhasa Apso!

Bem….. Após apresentarmos todos esses pontos acima é impossível ficar na dúvida, não é mesmo?! Até porque não é possível fecharmos as portas do nosso coração para a felicidade. E é isso que esses animais representam… Felicidade por toda a sua vida. Tá… Talvez dê algum trabalho no início até vocês pegarem o jeito, mas no final, tudo vai valer a pena!!! Garantimos a você. Bora adotar um Lhasa em sua vida?

 

Quer ainda mais detalhes sobre essa raça?  Siga o Instagram do Balboa (@balboanddogs) e acompanhe a vida nada fácil de um cão e seus comparsas (inclusive do seu irmãozinho Buddy). Não esqueça de espiar também o Instagram oficial do site @feriastodentro e curtir nossa página no Facebook. Comente ou nos mande email/direct. Ficaremos muito felizes em tirar suas dúvidas.

Até Breve

 

Viajantes, Investidores, Apaixonados um pelo outro e pelo Balbo.

Deixe uma comentário