No nosso primeiro Post sobre dinheiro, falei sobre o atual sistema capitalista e em que time você deve jogar para se sair melhor rumo a sua independência financeira. O que não comentei naquele momento foi que mesmo jogando no time certo, existe algo chamado consumo  e que pode fazer você perder e de maneira feia. Mas afinal, o que é um ser consumista? Será que isso está fazendo meu dinheiro sumir?

Primeiro: estamos enfrentando um inimigo poderoso, que consegue te convencer mesmo você não estando consciente da situação. Observe o exemplo: Você acorda 07 da manhã com o despertador do seu celular Samsung, escova os dentes com sua pasta Colgate, toma banho e usa seu Shampoo Pantene. Toma seu café de sua máquina nova Dolce Gusto (aquela das capsulas) vai trabalhar no seu novo Ford parcelado na loja em 60x. Ao final do dia compra um sapato novo da Arezzo para aquele aniversário do final de semana ou uma “make” da Contem 1g para sua mulher pois é o dia internacional dela e precisamos comprar algo. Antes de dormir, acessa sua última TV Sony 4k parcelada em 12x sem juros para ficar rodando 220 canais de seu último upgrade do plano de sua TV por assinatura da Net…..UFA!!

Perceba que em um exemplo simples e do nosso dia a dia tivemos inúmeras decisões de compra. Sim, você teve o poder de escolha em cada uma das situações, ou não? Lembre-se que por trás de todas as marcas que citei milhões e milhões são aplicados em marketing, propaganda e induções para que você tome sua própria decisão….

Você deve estar pensando:  Eu preciso de um celular, escovar os dentes, agradar minha esposa e ter um sapato bonito no armário. Seu pensamento está ABSOLUTAMENTE correto!  É importante deixar claro que acima de tudo precisamos viver e ter momentos de prazer caso contrário podemos virar escravos do dinheiro.

E aqui chegamos ao grande ponto do “ser consumista”. Hoje precisamos de celular certo? Correto! Mas será que esse celular precisa ser uma Apple ou Samsung? Motorola e Sony não oferecem produtos de configurações até melhores por um preço menor? Preciso pagar R$ 2,00 cada capsula de café, se posso pagar por uma saco de café por quase o mesmo preço e que terá um gosto até melhor? Será que uma TV LG que custa a metade de uma da Sony não vai atender o grande objetivo que é o poder assistir TV? Preciso de 220 canais se acabo vendo Globo ou opções muito mais barata como Netflix e Youtube?

Poderia citar aqui centenas de exemplos e com certeza vários cabem para você. Se está claro que você precisa guardar parte de seus rendimentos mensais para criar poupança para sua independência financeira, sua próxima viagem ou a compra de um carro você tem dois caminhos a seguir: aumentar sua renda (promoção, aumento de salário, novo negócio, herança ou ganhar na Mega) ou/e diminuir suas despesas. E como diminuir despesas? Deixando de ser consumista.

O deixar de ser consumista consiste em uma disciplina nunca antes vista por você. Antes de entregar seu cartão ou dinheiro para pagar qualquer coisa pergunte-se:

  1. Eu realmente preciso disso?
  2. Se realmente eu preciso disso, por acaso existe uma opção ou marca mais barata e que vai me atender da mesma maneira?
  3. Se esta opção ou marca for de fato sua única alternativa questione se outro lugar pode lhe vender mais barato ou se o atual pode lhe dar desconto.

 

Pode ter certeza que tendo disciplina para fazer estas três perguntas a cada compra, em poucas semanas isso virará um hábito e sem sombra de dúvidas você vai perceber que vai lhe sobrar mais dinheiro todo mês. O grande barato destas três perguntas é tentar não passar da primeira….e acredite, 70% do seu consumo pode facilmente parar nela.

Se você conseguir controlar suas despesas com estas técnicas, você estará ganhando uma batalha importante desta guerra do dinheiro e poderá dizer que “exorcizou” o ser consumista dentro de você. A partir desde momento você já pode começar a lutar outras duas batalhas que é o de aumentar sua renda e a rentabilidade de seus investimentos. Mas isso já é assunto para outro artigo e que com certeza você verá por aqui em breve.

Tem dúvidas ou precisa de ajuda para expulsar o ser consumista dentro de você? Comente ou mande email para feriastodentro@gmail.com . Acesse nosso Instagram e fique por dentro das novidades e viagens. Ficarei muito feliz em interagir com você.

Até Breve

Dênis Colaço

 

 

Viajantes, Investidores, Apaixonados um pelo outro e pelo Balbo.

One thought on “Sou um Consumista? Para onde está indo o meu Dinheiro?”

Deixe uma comentário