Quando você está sozinho(a) a quem você pode recorrer?

Cachorro…. Animal irracional que tantas vezes nos surpreende com seu silêncio e seu olhar compreensivo. Aquele que nos dá toda sua atenção, fica triste conosco, enfim…. A sua vida é a nossa vida!

Eles nos amam a maneira deles. Um amor que muitas vezes nós humanos nunca sentimos por nenhuma outra pessoa. Tão incondicional… Então porque não retribuir?! Porque não permitir que sejamos seres humanos melhores, mais felizes e mais completos?! Nem sempre a vida nos presenteia com o que desejamos, de acordo com nossos sonhos e anseios. Ou até mesmo nos momentos felizes, rodeado da família…. Quem não poderia deixar de estar lá? Sim…. O cachorro.

Nada mais justo….. Com certeza, ele merece. Com seu zelo e amor incondicional foi ele quem dormiu nos pés da cama ou até mesmo nela, querendo ou não, nos fazendo companhia. Seja você, solteiro ou casado, ele estava lá. Nos seus momentos de folga, nos fins de semana, em que você ficou jogado no sofá…. Ele estava lá.

E na hora de entrar no elevador com o cachorro, você sem graça por não conhecer os vizinhos e ser novo no prédio…. Pois é, ele estava lá. E foi o assunto daquela conversa despretensiosa com a vizinha do andar de baixo.

Por isso que depois de citar algumas de nossas situações cotidianas é que realmente eu acredito que a vida ao lado de um animal, seja um cachorro, um gato, ou um coelho, enfim, cada um com suas peculiaridades, torna-se de um valor imensurável, e sem comparação. Às
vezes penso na minha infância e vejo como tudo era fácil…. Éramos crianças, criativas, normalmente nos relacionávamos de uma forma mais pura e verdadeira.

Mas quando se cresce, se amadurece. E junto com tudo isso, nem sempre se torna fácil estar rodeado de amigos, pois estes podem ser apenas colegas de trabalho e academia. Não é fácil achar um parceiro com quem dividir as alegrias da vida. Nos tempos de hoje já é complicado encontrar um amigo que te escute…. ainda mais um amigo de verdade e que você ame. Bem, isso ainda é mais raro de acontecer e às vezes leva um tempo. Mas porque falar nisso?! Porque por mais que nossos relacionamentos pessoais não estejam um mar de rosas, quem sempre vai estar ali do nosso lado, acompanhando e sofrendo junto?! Óbvio, o cachorro!!!!

Enfim…. O cachorro está presente em todas essas situações e quem tem um sabe que é justamente assim. Ou seja…. A vida vivida ao lado de um cão se traduz de forma diferente, mais profunda.

As lambadas da vida às vezes nos apresentam tantos motivos pra desistir, jogar a toalha…. Seja um noivado que foi pelo ralo, seja uma mãe que perde um filho, ou até mesmo aquela mãe que nem chegou a conhecê-lo, seja um pai que perde o emprego, são tantas as situações. E nesses momentos nem sempre temos quem nos ampare, nos dê um ombro amigo, nos carregue até termos forças pra caminhar novamente com nossas próprias pernas.

Pode ser que ele não consiga fazer tudo isso por nós. Mas que ele vai tentar vai…. Vai tentar a medida que nos mantém ocupados nas caminhadas diárias, fazendo com que nós também façamos nosso exercício mesmo que sem vontade. Vai criar em nós uma responsabilidade que não tínhamos, uma vez que sua existência (comida e cuidados básicos) depende de nós. Vai aos poucos conquistar um lugar em nossos corações e aquilo que antes parecia custoso fazer pelo e com o cão passará a ser prazeroso.

Por isso que toda pessoa deveria experimentar pelo menos em algum momento de sua vida essa relação. Relação essa, benéfica para ambas as partes e que deixa marcas extremamente profundas e que constroem o caráter do ser humano. Se a vida nos permite ser felizes, porque não ao lado desses “serzinhos” tão especiais?! E se nem tudo estiver tão bem assim, não se preocupe! Ele com certeza vai estar ao seu lado para o que der e vier.

E você?! Pronto para acabar com essa solidão? Adote um cachorro no seu coração.

Até Breve

Viajantes, Investidores, Apaixonados um pelo outro e pelo Balbo.

Deixe uma comentário